O avanço da vacinação somado ao clima ameno do último final de semana (24 e 25) e às férias de julho contribuíram para uma boa visitação nas Cataratas do Iguaçu. O principal atrativo do Parque Nacional de Foz do Iguaçu registrou o terceiro melhor final de semana do ano, confirmando a retomada do turismo de Foz do Iguaçu.
Em números, 8.869 pessoas visitaram as Cataratas – 3.808 no sábado e 5.061 no domingo. Os dados se aproximam do desempenho nos dois primeiros finais de semanas de 2021 – dias 2 e 3 de janeiro, com 10.293 visitantes no feriadão da virada do ano e 13 e 14 de fevereiro, no Carnaval com 9.358 visitantes.
Gradativa
“Sinal de recuperação. Vamos ter um mês de julho melhor que junho, como foi sobre maio”, ressaltou Wemerson Augusto, da comunicação do grupo Cataratas. A visitação segue a previsão lançada em junho, “que o crescimento iria acompanhar a vacinação nas principais cidades”.
O final de semana foi ainda o melhor desde que começou a retomada das atividades econômicas, no final de abril. De acordo com Paulo Angeli, secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, os números confirmam as perspectivas de retomada.
E destacou o perfil dos visitantes. A maioria é formada de público regional, de até mil quilômetros, por grupos familiares de carro. “Muitos dos estados do Nordeste também”, frisou. O turismo regional foi reforçado em campanhas publicitárias em parceria com a Itaipu e outras instituições.
A retomada vai se acentuar a partir da metade do segundo semestre, quando Foz do Iguaçu volta a receber grandes eventos (três confirmados até o final do ano). O cronograma das atividades corporativas, culturais e esportivas foi divulgado há duas semanas pelo prefeito Chico Brasileiro, e pode ser revisto, conforme o avanço da vacinação. Foz do Iguaçu já recebeu um lote extra de vacinas e espera receber o segundo, para vacinar 100% da população adulta com a primeira dose até a primeira quinzena de agosto.
Confiança na agenda
Além da somatória de fatores, Foz do Iguaçu tem outro aliado na retomada: devolveu a confiança aos turistas. “É a vacinação, mas também acredito que é a convicção, a certeza de que podem comprar seus pacotes que não terão nenhuma surpresa, lockdown, nada…”, disse o secretário.
“É a confiança de que podem ter este planejamento”, completou Angeli. De acordo com a concessionária, a maioria dos visitantes do período indicou a origem nos diversos estados brasileiros, municípios lindeiros, Mercosul e de outros países. O parque é aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.