Três grandes eventos – mais de 11 mil participantes entre outubro e início de dezembro – devem marcar a retomada do turismo em Foz do Iguaçu. O primeiro será o Congresso Paranaense da Faciap, entre os dias 15 e 16 de outubro, que pode reunir duas mil pessoas. O Governo 5.0, evento estadual entre 24 a 26 de novembro, espera quatro mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, deputados, vereadores, secretários estaduais e municipais. O 16º Festival das Cataratas terá sua edição presencial nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro e pretende reunir pelo menos cinco mil interessados em produtos e serviços nos diversos segmentos do turismo.
O 31º Congresso Congresso Empresarial Paranaense, da Faciap, vai reunir dois mil dirigentes classistas no encontro em Foz do Iguaçu. O presidente da Faciap, Fernando Moraes, e o superintendente Marcio Vieira entregaram os convites do evento para o governador Ratinho Junior, ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, e ao vice-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski. “O congresso reúne grandes nomes do mundo empresarial e palestrantes de renomes nas áreas de gestão, inovação e empreendedorismo’, disse Moares.
Gestores públicos
Foz do Iguaçu vai sediar pela segunda vez o Governo 5.0 nos dias 24, 25 e 26 de novembro, encontro realizado em parceria entre o Estado, a Associação dos Municípios do Paraná e a Assembleia Legislativa, e com apoio do Sebrae. O evento, com a presença do governador Ratinho Junior, terá palestras e oficinas sobre desenvolvimento econômico, cidades inteligentes, captação de recursos e capacitação. Todas as secretarias e órgãos estaduais vão apresentar os novos projetos que serão levados na retomada econômica do estado.
O 16º Festival das Catarata instala a Feira de Turismo e Negócios de forma presencial e está no cronograma da retomada gradual dos encontros sociais, corporativos, esportivos e culturais. “No ano passado vivíamos um momento ainda mais grave da pandemia e ainda assim conseguimos promover um evento seguro para todos. Para este ano, o otimismo é ainda maior, sobretudo para o setor de turismo que movimenta toda uma cadeia de segmentos”, destacou Mayara Angeli, diretora do Festival.
Protocolos rigorosos
A partir de agosto, a cidade poderá receber eventos corporativos com até 500 pessoas e, em novembro, com a expectativa de que 70% da população já esteja imunizada com as duas doses da vacina contra o coronavírus, deverão ser liberados todos os encontros, independentemente do número de participantes, desde que respeitado 70% da capacidade máxima dos espaços.
O secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, reafirma que todos os eventos deverão seguir os protocolos sanitários para evitar a transmissão do vírus. “A responsabilidade sobre o cumprimento dos protocolos tem que ser muito clara quando for solicitada a autorização e o alvará para o evento. O organizador será responsabilizado se os protocolos sanitários não forem cumpridos”, ressaltou.
Foz do Iguaçu espera ainda retomar os grandes eventos internacionais. Entre 2015 e 2019, no período pré-pandemia, somente as capitais São Paulo e Rio de Janeiro receberam no Brasil mais eventos internacionais do que Foz. Foram 66, de acordo com dados do International Congress & Convention Association (ICCA).
Fonte: Assessoria