Santos Dumont: Curiosidades Históricas do Pai da Aviação

postado por

Na última quinta feira, dia 20 de julho, é comemorado o aniversário do Gênio Inventor Santos Dumont. Considerado por muitos como o Pai da Aviação, a vida de Santos Dumont é repleta de curiosidades e peculiaridades. Citaremos 10 curiosidades hoje para relembrar a história e o legado que esta figura brasileira nos deixou.

1. A infância e os primeiros passos de Santos Dumont na França:

Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873 em João Gomes, posteriormente chamada de Palmira e atualmente rebatizada em sua homenagem, em Minas Gerais. Aos 18 anos, mudou-se para Paris, onde começou a se dedicar ao estudo de máquinas voadoras. O interesse pela aviação e por motores derivou de sua família, que possuía uma grande coleção de livros sobre ciências e tecnologia, sem contar as obras de Julio Verne da qual Dumont era grande fã.

Por consequência na França, ele também se encantou com os balões de ar quente, que foram os primeiros dispositivos aéreos a despertarem sua curiosidade e inspirar sua jornada no campo da aviação.

2. O 14 Bis: O voo histórico em Paris:

Réplica do 14 bis na exposição Maravilhas do Mundo no Dreams Park Show

Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realizou o famoso voo do 14 Bis, uma aeronave de sua própria concepção. O voo histórico ocorre então no Campo de Bagatelle, em Paris, e foi testemunhado por uma multidão entusiasmada. O 14 Bis voou por cerca de 60 metros a uma altura de aproximadamente 2 a 3 metros do solo, tornando-se o primeiro voo público oficialmente documentado de um avião mais pesado do que o ar.

3. Conquistas e inovações notáveis:

Santos Dumont foi um inventor inquieto e contribuiu significativamente para o desenvolvimento da aviação. Além do 14 Bis, ele projetou e construiu uma série de outras aeronaves, incluindo o “Demoiselle”, um dos primeiros aviões ultraleves da história, comummente usado por Dumont para visitar seus amigos.

Suas inovações também se estendem a outros campos, como aperfeiçoamento de motores aeronáuticos, sistemas de controle de voo e até mesmo a criação do chuveiro de água quente .

4. Rivalidade com os irmãos Wright:

Uma das maiores controvérsias na história da aviação foi a disputa entre Santos Dumont e os irmãos Wright, Wilbur e Orville Wright. Ambos reivindicaram ter realizado o primeiro voo controlado de um avião mais pesado do que o ar.

Embora os irmãos Wright sejam reconhecidos mundialmente por terem voado com sucesso em uma aeronave em 17 de dezembro de 1903, em Kitty Hawk, Estados Unidos, não houveram testemunhas oficiais, existindo apenas relatos e comunicados inexatos do acontecimento.

Junto a isso, o argumento que reinvindica Santos como pioneiro se baseia no fato de que os voos dos dois irmãos não decolavam de forma autonoma pois necessitavam de uma imensa catapulta, vento intenso e uma pista com declive.

Por conseguinte, muitos acreditam que primeiro voo teria realmente sido o de Santos Dumont, que foi reconhecido publicamente e registrado oficialmente no ano de 1906. Assim essas polêmicas geram debates acalorados e são assuntos de discussão entre estudiosos da aviação até os dias de hoje.

5. Apegos e superstições do inventor:

Embora Santos Dumont desafiasse os céus, o aviador era conhecido por se apegar a superstições para evitar o azar. Por isso fazia questão de entrar nos lugares sempre com o pé direito, evitava os números 8 13 e 50, e não dormia longe de seu chapéu e evitava dizer “Adeus” por medo de se tornar uma despedida sem volta.

Além disso, ele sempre usava um lenço branco amarrado ao pescoço, o que se tornou uma espécie de marca registrada. Acredita-se que o lenço branco simbolizava sua paixão pelo voo e seu desejo de liberdade nos céus.

Esse conjunto de superstições deram a fama de azarento para o inventor e derivaram em costumes póstumas. Dessa maneira conta-se que os experientes na área de aviação costumam bater 3 vezes na madeira ao citá-lo. Já o aeroporto que leva seu nome, enquanto em projeto, optaram por colocar as iniciais AD do que as SD como maneira de evita o azar. É curioso destacar que este mesmo Aeroporto pegou fogo em uma sexta-feira 13. Embora dois terços do edifício tenham queimados, por sorte não houve nenhuma vítima e o retrato de Santos Dumont foi danificado apenas no extremo superior.

6. Reconhecimento e homenagens:

Ao decorrer de sua vida, Santos Dumont recebeu diversas honrarias e reconhecimentos por suas contribuições para a aviação. Postumamente, ele foi homenageado em diversos países ao redor do mundo, e seu nome está imortalizado em várias instituições, ruas, praças e é claro, na cidade de Santos Dumont. Já a sua casa em Petrópolis, permanece intacta e atua como museu do inventor, contendo algumas invenções do aviador, bem como artigos pessoais e o icônico chapéu branco.

7. Impacto na Sociedade e Cultura:

Não apenas considerado suas proezas aéreas, Santos Dumont também influenciou a sociedade e a cultura em diversos aspectos. Sua ousadia e pioneirismo inspiraram uma geração de inventores e engenheiros ao redor do mundo, perpetuando sua memória e suas contribuições.

Dumont também ditou a moda em sua época, ele criava o seu próprio vestuário. Golas altas, sapatos grossos e o clássico chapéu serviam para que ele parecesse mais alto pois, segundo historiadores, o aviador teria 1 metro e 52 centímetros de altura.

Ele também foi responsável pela popularização do relógio de pulso, onde em uma conversa com o também inventor Louis Cartier, questionou a dificuldade de retirar seu relógio de bolso durante seus vôos, Cartier então presenteou Santos com um relógio quadrado preso a uma tira de couro para que o amigo não precisasse retirar as mãos dos controles, este foi um dos primeiros modelos dos relógios que vemos hoje em dia. Dessa forma o relógio que levou o nome de “Santos” e é vendido até os dias de hoje.

8. Relação com a Natureza:

Além de seu interesse pela aviação, Santos Dumont tinha um profundo apreço pela natureza. Ele era um amante da botânica e da jardinagem, e dedicou parte de seu tempo em seus jardins pessoais. Dessa maneira, essa conexão com a natureza é evidente em seus projetos, onde frequentemente se inspirava em formas e movimentos encontrados na flora e fauna.

O inventor também contribuiu para a consolidação das cataratas como destino turístico pois influenciou no decreto que a tornou pública para visitação. Desse modo, Santos Dumont é considerado como padrinho do Parque Nacional do Iguaçu, tanto é que o parque conta com uma estátua do aviador dentro do local.

9. Os impactos da Primeira Guerra :

Santos Dumont acreditava que os aviões trariam uma maior conexão entre as pessoas e ver sua invenção sendo utilizada como arma na Primeira Guerra Mundial causou uma séria angústia no inventor. Pacifista, ele tentou mobilizar críticas ao uso do avião para a Guerra, justificando que o uso deveria ser apenas para transporte, ação que infelizmente não resultou em um grande movimento visto os avanços da guerra.

No mesmo período, ele foi acusado de ser um espião da Alemanha, mas foi inocentado. Conforme o agravamento de diversas condições de saúde, Dumont retornou ao Brasil onde ficou aos cuidados de seu sobrinho Jorge Dumont Vilares.

10. Os trágicos últimos anos de Santos Dumont:

O aviador passou por diversos problemas durante a década de 1910. Dumont foi diagnosticado com esclerose múltipla, o que dificultou seu trabalho e o levou a se ausentar de sua função como aeronauta após um grave acidente. Conforme isto, Dumont também diminuiu seu convívio social e apresentou sintomas do que hoje é diagnosticado como depressão, o que perdurou até a década de 1930.

Alberto é encontrado morto no Banheiro do Grand Hotel de La Plage, na cidade de Guarujá na manhã de 23 de julho de 1932. Aos seus 59 anos Dumont tirou sua própria vida, deixando um enorme legado e uma legião de admiradores. Na epóca, entretanto a causa da morte foi encobertada e dada como oriunda de ataque cardíaco para preservar a imagem do aviador. Hoje, seu coração também se encontra na exposição do Museu Casa de Santos Dumont, embalsamado em uma urna de ouro.

Mesmo com tantas dificuldades, Santos Dumont continua sendo lembrado principalmente por suas contribuições como um dos maiores gênios da história da aviação. Por fim, seu legado continua inspirando gerações e sua coragem e dedicação mostram que o céu nunca foi o limite.

Santos Dumont no Dreams Park Show:

Estátua do inventor Santos Dumont na exposição Maravilhas do Mundo no Dreams Park Show

E se você é fã de história, viagem, e dos monumentos da humanidade, o Dreams Park Show tem a atração certa para você. Aqui você pode encontrar esse ícone nacional da aviação e com muitos outras figuras e personagens icônicos. A exposição Maravilhas do Mundo conta com uma estátua de cera do pai da aviação, Santos Dumont, além de cenários e miniaturas de diversas construções do mundo moderno. A torre Eifel de Paris, as pirâmides do Antigo Egito e o Coliseu de Roma te aguardam nessa atração que te leva a uma viagem pelo mundo.

Aproveite também nossas outras atrações! Encontre dinossauros em tamanho real no Vale dos Dinossauros e Conheça as motos únicas do Motor Show. Além disso você também pode ficar próximo de atores famosos no Museu de Cera e curtir os -15°C do Icebar, se aventurar. Confira nossos combos e aproveite todas essas atrações em um só complexo!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Conteúdo relacionado