5 Detalhes Incríveis Escondidos nas Atrações do Maravilhas do Mundo em Foz do Iguaçu

postado por

Foz do Iguaçu é lar de maravilhas, dizem eles, mas também terra de histórias e curiosidades incríveis sobre o mundo. Cheia de atrações, a Terra das Cataratas esbanja beleza até nos lugares irreconhecíveis em seus pontos turísticos.

Somente no Maravilhas do Mundo, por exemplo, existem mais de 50 réplicas de monumentos e esculturas que estão espalhados pelo mundo. Imagine quantas histórias e curiosidades dela estão escondidas por esse mundo de atrações?

Por que não conferimos 5 destes detalhes e histórias incríveis escondidos no passeio do Maravilhas do Mundo?

5 Detalhes que você pode não ter reparado nas Atrações do Maravilhas do Mundo em Foz

Quando viajamos, nos concentramos em conhecer o máximo de lugares e culturas possíveis. Depois, gostamos de voltar para casa e contar tudo o que descobrimos sobre esses lugares incríveis.

Mas sempre há aqueles detalhes que ficam escondidos, ou que passam despercebidos na visita. Por isso, se você não sabia das histórias e experiências que se escondem nesses mínimos detalhes do mundo, aqui estão reunidos algumas incríveis curiosidades da história e do passeio Maravilhas do Mundo:

  1. Soldados de Terracota têm diferentes faces
  2. Celas dos Gladiadores no Coliseu
  3. Estátua da Liberdade (Capitólio Americano)
  4. As 25 colunas do Partenon em Atenas
  5. Nariz da Esfinge

I. Soldados de Terracota têm diferentes faces

A 1.200 quilômetros de Pequim está o distrito de Xi’an, onde, há 22 séculos atrás, o imperador chinês Qin Shihuangdi edificou uma tumba que entrou para a história.

O Exército de Terracota é essa tumba, com cerca de 8.000 estátuas dos soldados e 800 peças de cavalaria. Sem dúvida, a extravagância e escala da tal tumba ainda deixa o queixo dos pesquisadores caídos. Mesmo assim, a gargantual quantidade iguala, também, a qualidade do mar de monumentos.

Estes Soldados de Terracota não só estão organizados em quatro setores – assim como numa formação de batalha –, bem como cada escultura é individual. Quer dizer, todas as figuras, rostos, armaduras e até os gestos de cada soldado são diferentes uns dos outros.

Por isso, na formação dos Soldados de Terracota, pertencente ao Maravilhas do Mundo, tal detalhe não passaria despercebido… Ou, então, será que já passa?


II. Celas dos Gladiadores no Coliseu

Se você já conhece um pouco da história deste monumento romano, então deve ter, ao menos, noção de que as palavras “Coliseu” e “gladiadores” andam de mãos dadas.

Como resultado de ter sido arena, muitas vezes de batalhas brutais, o Coliseu em Roma carrega um conjunto de fatos e memórias infames. Contudo, sua grande finalidade era o entretenimento do povo romano que, por vezes, aplaudia o combate mortal entre gladiadores.

Ainda que seja um monumento pensado e arquitetado como um anfiteatro, Colosseo (Coliseu em italiano) foi palco e prisão de incontáveis escravos, que lutavam por sua liberdade para aprazer a visão de 50 mil espectadores.

Em celas subterrâneas, disputando o espaço com leões, leopardos, bigas e outros escravos, ladrões ou condenados, os gladiadores eram alojados antes das disputas. Ao longo do labirinto de paredes internas estavam guardadas as espadas e demais equipamentos sangrentos.

Enquanto isso, os níveis superiores pertenciam aos plebeus, além das elevadas castas possuírem camarotes com visão privilegiada da arena. E, ao redor da construção, nas fachadas, até os dias de hoje se sustentam as decoradas colunas coríntias, jônicas e dóricas que outrora arqueavam templos na Grécia.

Acredite ou não, todos esses detalhes estão representados na réplica do Coliseu na atração Maravilhas do Mundo em Foz.

Leia também: A Torre de Pisa vai entortar até cair?


III. Estátua da Liberdade (Capitólio Americano)

Diferente da Estátua da Liberdade de Nova York, a escultura em bronze no alto da cúpula do Capitólio Americano tem 5,9 m de altura e pesa mais de 5 toneladas e meia.

Podem existir semelhanças entre as duas esculturas, mas a pertencente a Washington DC significa mais do que apenas a assinatura da liberdade. Além disso, o símbolo é conhecido como Liberdade Armada. Desenhada e esculpida por Thomas Crawford e restaurada por Clark Mills.

Está a 90 metros de distância do solo desde 2 de dezembro de 1963 e representa uma mulher com cabelos longos e um elmo com crista e cabeça de águia. Isto sem falar das nove estrelas que circundam-no, seu vestido preto entogado por um broche com inscrição “EUA”, a espada embainhada por lenços na mão direita e a coroa de louros na esquerda.

No entanto, a grande controvérsia da Estátua da Liberdade do Capitólio Americano não repousa sobre sua criação, ou design, ou simbolismo, mas por ter sido erguida e firmada pelas mãos de escravos.

Felizmente, não é o caso de sua réplica no parque de atrações Dreams Park Show. Todavia, sua história e detalhes permanecem.


IV. As 25 colunas do Partenon em Atenas

A longa e arcaica história do Partenon de Atenas começa a mais de 2 mil anos atrás, no Monte Pentélico. Sim, o edifício replicado no Maravilhas de Foz data de antes do calendário católico atual, porém faz casa e reverência aos deuses da mitologia grega.

Concebido em mármore branco, no século VI a.C., já foi templo da colossal estátua de doze metros de altura de Atena Parthenos, por Fidias. Também conhecido como Hecatompedón, era onde acontecia o festival religioso mais importante de Atenas: a procissão das Panateias.

Assim como a maior parte da história humana, sofreu com guerras, invasões, difamações, incêndios, além dos danos causados pelo tempo. Porém, a estrutura básica do Partenon permaneceu – em ruínas, sem dúvida.

Ainda hoje, os 70 metros de comprimento e 30 m de largura são firmes. E as 25 colunas que rodeiam e sustentam as ruínas estão conservadas, em constante observação e sob cuidados. Mas, a estátua de Atena Parthenos se perdeu, como resultado da invasão persa, quando a Grécia sangrou.


V. Nariz da Esfinge

Você já se perguntou por que a Grande Esfinge de Gizé perdeu o nariz? A princípio, consideram-se várias hipóteses, sendo a primeira delas destruição por vandalismo.

Quando as tropas de Napoleão Bonaparte invadiram o Egito, em 1798, o líder militar teria ordenado que seus canhões atacassem a velha estrutura de calcário. Entretanto, a hipótese caiu por terra assim que desenhos da estrutura colossal, por Frederic Norden, de antes da invasão francesa, já mostravam as respectivas partes faltantes.

Existe, é claro, a explicação natura, de que o tempo e a erosão de mais de 4.500 anos idade causaram a Grande Esfinge. Mesmo assim, o pensamento não descarta outras possibilidades, e, muito provavelmente, está meio correto.

Portanto, qual seria a explicação mais fiel para o enigma da Esfinge?

O estudioso do livro “Poder impressionante: Iconoclastia no Egito Antigo” resgata que o padrão de danificações nas esculturas egípcias pode conter tal resposta.

A questão de que outras esculturas egípcias, além da Grande Esfinge, carreguem os memos traços de danificações sugere que seja algo proposital. De acordo com ele, todas as esculturas danificadas têm a ver com ofertas ao sobrenatural, ou seja, tenham sido esculpidas dessa forma.

Conforme a realidade e a história apresentam, a réplica da Grande Esfinge de Gizé que está no Maravilhas do Mundo segue a mesma forma e detalhe, misterioso e inexplicado.

Conclusão

Há detalhes na história do mundo e em suas maravilhas que se perdem de vista, conforme o tempo as esconde. Esses detalhes são, também, histórias riquíssimas que estão escondidas.

Depois de resgatá-las aqui, você descobriu que nem todas são o que esperava, ou o que achava que eram. Por isso, cada detalhe tem seu significado no Maravilhas do Mundo, assim como na realidade.

Veja e reveja os incríveis detalhes das Maravilhas do Mundo de Foz por este conteúdo:

  1. Soldados de Terracota têm diferentes faces
  2. Celas dos Gladiadores no Coliseu
  3. Estátua da Liberdade (Capitólio Americano)
  4. As 25 colunas do Partenon em Atenas
  5. Nariz da Esfinge

Conheça mais sobre os detalhes desses monumentos incríveis e essa atração de dar a volta no mundo: Maravilhas do Mundo: Conheça os Detalhes e Curiosidades sobre os Maiores Monumentos do Planeta!

Qual das Maravilhas do Mundo você mais gostaria de descobrir sobre detalhes escondidos?

Histórias consultadas: History, Smithsonianmag, Shenyun, Us History, National Geographic, Tigets, Britannica, Smarthistory, Aventuras na História.

Imagens: Luciano Xavier

Capa: Mauricio Araujo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Conteúdo relacionado