Giganotossauro: O Dinossauro que Vence o Tiranossauro Rex em Tamanho e Altura

postado por

O giganotossauro é um carnívoro da América do Sul, originado na Argentina. Durante o período Cretáceo, há 97 milhões de anos.

Mais alto e mais comprido do que o tiranossauro rex, embora mais magro, seu comprimento alcançava os 14 m e seu peso ficava em cerca de 8 toneladas.

Porque possui origem latina, o nome giganotosaurus significa “lagarto gigante do Sul”. Assim derivado do grego gigas (gigante), notos (sul) e sauros (lagarto). 

Este dinossauro ganhou manchetes no mundo inteiro quando foi descoberto. Durante o ano de 1993, como resultado de ter sido um carnívoro maior que o tiranossauro rex. Entretanto, a análise dentária de um segundo fóssil sugere que o giganotossauro pode crescer ainda mais.

Nome Científico Giganotosaurus carolinii
Tipo Carnívoro
Altura máxima 4 m
Comprimento máximo 14 m
Peso máximo 15 toneladas
Época Cretáceo
Onde viveu América do Sul
Informações sobre o giganotossauro

Qual é o tamanho do giganotossauro?

Ora, ora, o giganotossauro foi descoberto na Formação Candeleros, na Patagônia (Argentina), em julho de 1993, por Rubén Dario Carolini. Foi nomeado, então, dois anos depois de Giganotosaurus carolinii, em homenagem ao caçador de fósseis amador.

Segundo a ciência, é estimado que o animal atingia de 12 a 14 m de comprimento e uma altura resoluta de até 5 metros até o quadril. Enquanto ao peso do giganotossauro, uma estimativa sobre a massa corpórea a partir dos fósseis, publicada pela Journal of Vertebrate Paleontology, sugere que poderia chegar a pesar até 15 toneladas.

  • Há um artigo da Life Science com maiores detalhes sobre o tamanho do giganotosaurus.

Gigante, porém veloz

Seu tamanho era colossal, assim como seu peso. No entanto, o giganotossauro é considerado um dinossauro ágil e rápido. Isto é, sua corrida chegava a uma velocidade de 50 km/h! Em outras palavras, em carga de ataque ou em fuga, corria cinco vezes mais rápido do que um ser humano normal.

Giganotossauro: Jurassic Wolrd reprodução.
O giganotossauro era bípede, ou seja, caminhava sobre as duas patas. Tinha braços curtos e pernas longas. Além disso, a cauda comprida servia como um contrapeso para o corpo ereto. / Jurassic Wolrd reprodução.

Ademais, existe a possibilidade de que o giganotossauro tenha sido um animal de sangue quente – hipótese levantada pela velocidade de crescimento observada nele. Dessa forma, o giganotossauro teria o metabolismo localizado num espectro tanto de mamífero, quanto de réptil.

Isso explicaria, então, como o animal sobrevivia a uma taxa de crescimento tão elevada e brusca.

Um dos maiores terópodes da história dos dinossauros!

A princípio do Cretáceo, o giganotossauro pertence a subordem dos terópodes. Por enquanto, composta dos predadores bípedes. Portanto, essa é a ordem que envolve grandes carnívoros que viveram no Jurássico e no Cretáceo, até 66 milhões de anos atrás, como o tiranossauro rex.

Nos terópodes encontram-se então as seguintes características animais:

  • Pés com três dedos, para sustentar o peso;
  • Penas, na maioria das espécies;
  • Protuberâncias ósseas espalhadas ao longo do corpo;
  • Dieta carnívora, no entanto, com exceções de grupos insetívoros, onívoros e até mesmo herbívoros.

Afinal das contas, descobriu-se que estes predadores têm parentesco com as aves de hoje em dia.

Qual é o maior predador da história dos dinossauros terópodes?

Embora o giganotossauro supere o tiranossauro rex, tanto em tamanho quanto em altura, quem vence os dois é o temível espinossauro. Enquanto o espinossauro tem tamanho equivalente aos dois terópodes anteriores, menor peso e uma mordida mortal, poderá ser, por fim, o maior carnívoro que já existiu!

Você pode conhecê-lo por Spinosaurus, seu nome científico, mas com certeza o reconhece por sua característica vela espinhal que possui nas costas. Além disso, o espinossauro tem a fama de ser o primeiro dinossauro semi-aquático. Ou seja, acredita-se que andava e caçava dentro da água, assim como na terra.

Mesmo que o giganotossauro seja o maior de sua época, o espinossauro lhe daria um trabalhão, caso se enfrentassem. Enfim, quem realmente ficaria magoado seria o T-rex.

O que o giganotossauro comia?

Conforme a natureza dita: quanto maior o animal, mais fome ele tem. Como resultado de ser um dos maiores dinossauros da história, o giganotossauro sobreviveu de grandes herbívoros (saurópodes e ornitópodes). Mas, também predava diversos animais menores que ele. 

Devido ao porte, é improvável que havia predador natural com que se preocupar. Mas, pelo contrário, devia ser o maior predador dentro do seu ecossistema.

Enfim, possuía dentes que facilitavam o corte da carne de suas presas. No entanto, foi estimado que a força de sua mordida é várias vezes mais fraca do que a do tiranossauro.

Como caçava o predador?

O giganotossauro era um oportunista, assim como os terópodes: tiranossauro e velociraptor. Assim que fechava as mandíbulas, extremamente rápido, sua mordida era cortante, adaptada para ferir e derrubar a caça.

Giganotossauro vs Espinossauro, ilustração por Emily Stepp - Devianart reprodução.
Giganotossauro vs Espinossauro, ilustração por Emily Stepp – Devianart reprodução.

Antes de tudo, o giganotossauro preferia presas vivas, que não tivessem sido caçadas por outros predadores. A tal prática de ser carniceiro, ou seja, se alimentar dos restos de outra caça não é frequentemente associada com este animal. Se o fizesse, então seriam casos de extrema necessidade.

Contudo, essa estratégia, de ferir e derrubar, não podia ser aplicada para dinossauros maiores, como o Argentinossauro. Por ser um dinossauro imenso, possuía ossos extremamente rígidos. Mesmo que o giganotossauro carregue uma perfurante arcada dentária, ainda não pode triturar tais ossos com facilidade.

Por isso, os maiores alvos do giganotossauro eram sempre espécimes juvenis de tecido muscular mais macio.

O Giganotossauro vive! Aqui no Vale dos Dinossauros 🦖

Você já ouviu falar de um lugar onde mais de 30 dinossauros em tamanho real estão hoje em dia? Pois é, eles estão no Vale dos Dinossauros, em Foz do Iguaçu, só a espera de visitas oportunas e mágicas!

Sabia que o giga é quem domina o vale em altura e comprimento? São 14 metros de comprimento, e há quem diga que seja o mesmo em altura, mas shh… melhor não contar para ele, se não ele pode ficar magoado.

Veja, por conseguinte, alguns dos dinossauros que você pode encontrar no Vale dos Dinossauros:

  • Anquilossauro
  • Braquiossauro
  • Carnotauro
  • Ceratossauro
  • Dimetrodon
  • Diplodoco
  • Espinossauro
  • Estegossauro
  • Giganotossauro
  • Maiassauro
  • Ovo de dinossauro
  • Paquirrinossauro
  • Parassaurolofo
  • Plateossauro
  • Protoceratopo
  • Pterodáctilo
  • Pterossauro
  • Tiranossauro rex, filhote e fóssil adulto
  • Triceratopo
  • Velociraptor

Fique lado a lado com o dinossauro fazendo o Dino Adventure

Ainda nem te contei o melhor! Por fim, você pode ficar lado a lado com o giganotossauro no passeio Dino Adventure.

“Mas o que é o Dino Adventure?”

Pois bem, no Dino Adventure você encara uma trilha de arvorismo de 60 metros, suspensa entre as árvores do Vale. Por fim, para elevar ainda mais a adrenalina, há uma tirolesa que percorre cerca de 100 metros de comprimento!

Saiba tudo sobre o parque clicando aqui. Por enquanto, veja quais histórias do Dreams Blog Show você está perdendo:

Aqui estão fotos que reproduzem como era o giganotossauro:

Giganotossauro: Jurassic Wolrd reprodução.
Giganotossauro: Jurassic Wolrd reprodução.

Agora, sim! Matou todas suas dúvidas sobre o giganotossauro, um dos maiores dinossauros que já pisou na face da Terra?

Imagens de Luciano Xavier, Reddit, Twitter e Devianart.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Conteúdo relacionado