Eco Park Foz estreia apresentação que conta o relacionamento entre homem e cavalo

postado por

O Eco Park Foz, espaço destinado a contar a relação entre humanos e animais em Foz do Iguaçu, estreia nova demonstração de treinamento de cavalos no dia 16 de fevereiro, às 10h e às 15h30.

Com o título “Espírito Livre”, os visitantes poderão assistir a um treino em liberdade com o cavalo, em que o animal se comunica de forma livre com a treinadora, sem o uso de sela e freio, demonstrando conexão, confiança, parceria e respeito entre humano e animal.

E, bem de pertinho, perceberão como o cavalo, mesmo com seu tamanho e força, pode se comunicar de forma doce e mostrar toda a sua inteligência. 

“Nesta nova demonstração, o cavalo tem a oportunidade de expressar seu comportamento natural e o quanto se sente conectado e seguro ao lado de sua treinadora”, afirma a profissional Jheini Lamin.

O sócio-fundador do Eco Park Foz, Leandro Mautone, disse que este ano a equipe do parque está preparando uma série de novidades. “Embora temos uma relação antiga com a falcoaria, o Eco Park Foz ainda é novo. Estamos todos os dias pensando em como ampliar e melhorar a experiência dos visitantes”.

Segundo a treinadora Jheini, esta nova demonstração de treinamento substitui a chamada Crioulo: o cavalo de ouro.

“Agora é num formato ainda mais livre, seguindo o propósito do Eco Park Foz de prezar pelo bem-estar do animal, estimulando a expressarem cada vez mais seu comportamento natural”, explicou.

Vida Livre

O cavalo é rotineiro, por isso a equipe trabalha para mantê-lo dentro da rotina e com todo o cuidado para manejá-los, respeitando o horário das refeições, por exemplo.

Na unidade, eles passam o dia soltos nos piquetes, com feno e água à vontade, sombra e interagindo entre eles, reproduzindo seu comportamento de viver em manada na natureza.

A treinadora destacou que, no final do dia, dormem em baias espaçosas. Estrutura pensada para acomodá-los no período noturno.

Além de ter uma equipe de veterinários para cuidar diariamente da saúde mental e física dos equinos, duas vezes por dia as crinas e as caudas são penteadas e os cascos limpos. “Em dias muito quentes, tomam banho para se refrescarem, mas sempre respeitando as características naturais. Também passamos repelentes para evitar moscas e mosquitos”, explicou. 

A Paixão

Jheini é apaixonada pelo trabalho. A relação dela com os cavalos vem desde a infância, quando morava em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Ela lembrou que tinha um celeiro na rua onde morava e desde os cinco anos visitava o espaço. “Aprendi a cuidar dos cavalos lá”, contou. Na fase adulta, fez faculdade de Direito, se formou, trabalhou por dois anos no Fórum da comarca onde residia, mas a paixão pelos equinos fez com que fizesse transição de carreira.  Há oito anos se dedica a treiná-los.

Eco Park Foz

A partir do momento que o visitante cruza o portal do Eco Park Foz pode aproveitar várias atividades, como alimentar coelhos gigantes, mini porcos, vacas, bezerros e porquinhos da índia.

Também visitar o viveiro de imersão das aves com dezenas de espécies de aves resgatadas de maus-tratos, entre elas periquitos, papagaios, cágados e jabutis, e participar do Momento Coruja para aprender sobre a história e os hábitos desse animal.

Na arena, pode-se acompanhar o treinamento dos cavalos e apresentação das aves de rapina. E agora, mais recente, visitar a Floresta dos Primatas, primeiro recinto de imersão com macacos do Brasil.

Para completar, adultos e crianças podem andar descalço, descansar e fazer piqueniques, brincar no parquinho e fazer o passeio de pedalinho no lago.

Como Visitar

O Eco Park Foz funciona das 9h às 17h. Está localizado na Rua Cruz Alta, nº 111, atrás do Complexo Dreams Park Show, na Rodovia das Cataratas e bem pertinho das Cataratas do Iguaçu e da Argentina.

Moradores de Foz do Iguaçu pagam R$ 25 para visitar o parque. Moradores da região lindeira ao Lago de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu pagam tarifa reduzida.

No site www.dreamsecopark.com.br é possível adquirir os ingressos e conhecer as políticas de descontos e na bilheteria do Eco Park Foz. Parte do valor dos ingressos é destinada a ajudar projetos de conservação, como o Onças do Iguaçu.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Conteúdo relacionado