Carnaval em Foz? Use a Máscara Como em Veneza

postado por

O Carnaval em Foz do Iguaçu, apesar de ter festas suspensas durante os dias 15, 16 e 17, não deixou que as máscaras caíssem.

Não só o carnaval em Foz, como também Rio de Janeiro, Colônia (Alemanha), Nova Orleans (EUA) e até Veneza (Itália) tiveram de se reinventar em 2021. A cidade do amor, por exemplo, investiu em eventos virtuais, que fossem controlados.

Por mais que não sejam as máscaras de fantasia, usar a máscara ganhou um novo sentido nos feriados de carnaval. Assim em Foz como em Veneza.

Como Veneza é um exemplo para o Carnaval em Foz?

Ora, ora, para Veneza, usar máscaras no Carnaval nunca foi estranho. Conhecida por seus bailes de gala, a cidade do amor tem entorno de mil anos de intimidade com a festa.

Quando em Veneza, é possível alugar trajes e máscaras com qualquer um dos tantos artesãos que fazem morada na cidade flutuante. Quando em Foz do Iguaçu, escolha ou não vestir uma capa de chuva para conhecer as Cataratas do Iguaçu. Depois, troque a capa pelo casaco e aventure-se no clima polar do Dreams Ice Bar.

Porém, as fantasias de carnaval que os foliões vestiam este ano na Praça de São Marcos tiveram uma camada extra de proteção.

O Carnaval que silenciou Veneza em 2021

No dia 7 de fevereiro, os únicos foliões que se reuniram na Praça de São Marcos usavam: uma máscara para se fantasiar e, logo abaixo, uma para se proteger.

Não passaram de 10 pessoas, que respeitaram o distanciamento social e ficaram em total silêncio aos pés do Campanário de São Marcos. Apesar da Itália ter flexibilizado a ida e vinda de seus habitantes, a comemoração foi simbólica, pois entrou para a história como o carnaval mais surreal que Veneza já presenciou.

Do tradicional para o virtual!

Se as pessoas não podem ir ao carnaval, então o carnaval pode ir até elas. Esta foi a aposta de Veneza em 2021, que programou entrevistas, músicas e vídeos sobre a história do Carnaval.

Eventos como shows e entrevistas começaram, no dia 6 de fevereiro, a ser transmitidos nas redes sociais do Carnaval de Veneza e no canal Televenezia, mas só se encerrarão no dia 16. Dentre as categorias de entretenimento, em 2021, foram criados:

  • Carnaval Kids: oficinas, contos interativos e uma edição do concurso de máscaras;
  • Carnaval Juvenil: tutoriais e concursos, além de acesso à fantasias;
  • E Carnaval de Tiktok: carnaval virtual com influenciadores.

Sorteio Valentine’s Day!

Em Foz do Iguaçu, o Dreams Motor Show Café fará o sorteio ao vivo de um jantar romântico. O evento virtual acontecerá no dia 14 de fevereiro, “Valentine’s Day” no Brasil afora.

O sortudo, ganhador do sorteio, poderá levar um acompanhante a um jantar delicioso e aproveitar, além de uma excelente gastronomia, a vista das motocicletas Harley-Davidson lendárias que a casa abriga e uma boa música ao vivo!

Caso você não queira perder esta oportunidade, clique aqui e leia as regras no post da foto oficial do sorteio. Boa sorte!

Carnaval de Veneza até você em Foz

Por fim, Veneza nos deixa muito mais do que shows e entrevistas, também deixa portas abertas para novas experiências. Tanto na Itália quanto em Foz do Iguaçu, existem traços do Carnaval que nunca irão se separar.

Por isso, a atração mais romântica do Maravilhas do Mundo, assim como o coração do carnaval da Itália, tem uma mensagem para você:

Eu, Veneza de Amor.

Você se lembra da primeira noite de Carnevale?

Eu me lembro como se fosse ontem, 1094.

A Basílica de São Marcos badalou seu sino pela primeira vez, as praças se encheram de sorrisos ocultados por máscaras e nas ruelas e nas pontes e no mar que me atravessa amantes me fizeram transbordar com o amor de Saturno.

Os anos passaram, e estou com saudades, dos bailes que tivemos, mesmo que hoje estejamos distantes, vestindo máscaras que escondem os sorrisos que trocávamos antes.

Apesar do tempo separados, nossas noites continuam a ser de fantasia e sonhos que ganham vida, por algumas horas ao menos. E apesar da distância que há entre nós, há também pedaços de mim espalhados por todo mundo, que você pode visitar e se lembrar do nosso passado.

De toda forma, estarei sempre aqui, esperando você vir a hora que quiser. Se por acaso você se esqueceu de onde já passou, eu nunca lhe esqueci.

Da Cidade do Amor, Veneza.”

Capa e arte: Mauricio Araujo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Conteúdo relacionado