Os visitantes do Eco Park Foz, em Foz do Iguaçu, escolheram Cauã como nome da onça-pintada encontrada no Parque Nacional do Iguaçu (PNI). A votação foi realizada de forma presencial e pelas redes sociais do atrativo e do Projeto Onças do Iguaçu.

Entre as opções, o público poderia escolher dois nomes: Cauã (significa gavião, símbolo de visão aguçada) e poder, e Tekó (representa equilíbrio). Cauã foi o nome vencedor, com 61% dos votos. A contagem dos votos ocorreu em uma cerimônia no Eco Park Foz durante as atividades de Carnaval.
Cauã foi registrado pela primeira vez em dezembro, por meio de armadilhas fotográficas da equipe do Projeto Onças do Iguaçu e integra um grupo de aproximadamente 90 onças-pintadas que vivem no corredor verde do parque e são monitoradas pelo projeto.

Segundo sócio-fundador do Eco Park Foz, Leandro Mautone, a participação do público na escolha do nome fortalece a conexão entre as pessoas e a conservação da espécie.
“Quando damos um nome a um animal, criamos uma conexão. Ele deixa de ser apenas mais um e passa a ser um indivíduo importante para o ambiente”, destacou Mautone.
O Eco Park é parceiro do projeto desde 2023. Nesse período, construiu um galinheiro por meio do programa Ciscando o Futuro, patrocinou do livro infantil “Cuidando dos Cães e das Onças”, apoia o monitoramento das onças com armadilhas fotográficas, homenageia e comercializa, em sua loja de souvenirs, pelúcias produzidas pelas “Crocheteiras do Iguaçu”, um projeto social cujo objetivo é empoderar mulheres do entorno do (PNI) através da geração de renda alternativa, unindo o crochê com a conservação da onça-pintada, entre outras iniciativas.
“Essas ações reforçam nosso compromisso com a educação ambiental e com a aproximação da comunidade na conservação da onça-pintada”, reforçou.

Eco Park Foz
O Eco Park Foz é um zoológico moderno em uma área 30 mil metros quadrados cuja missão é promover a conexão das pessoas com a natureza e os animais, reunindo emoção e aprendizado.

Entre as atividades está o “Momento Coruja”, uma imersão na história dessas aves repletas de simbolismo, realizado às 9h30 e às 15h. Outro destaque é o Voo das Aves de Rapina, que resgata a história da falcoaria em uma experiência considerada única na América Latina. As apresentações acontecem às 10h30 e às 16h.

O parque conta ainda com a Floresta dos Primatas, primeiro viveiro de imersão com macacos do Brasil, além do Meliponário – espaço dedicado a espécies de abelhas nativas sem ferrão. Os visitantes também podem conhecer recintos de animais domésticos e selvagens, com espaços de interação.

“O Eco Park Foz é um zoológico moderno que aproxima os visitantes dos animais de forma respeitosa e envolvente. É um convite para passar o dia ao ar livre e criar memórias em família em contato com a natureza”, destaca Mautone.
O parque está localizado ao lado do Dreams Park Show, na Rodovia das Cataratas, e funciona diariamente das 9h às 17h.
Mais informações e políticas de descontos estão disponíveis no site www.dreamsecopark.com.br ou pelo telefone 0800 200 2019.



