História dos Dinossauros: Saiba Tudo sobre as Feras Gigantes que Viveram na Terra!

postado por

Há cerca de 252 milhões de anos, surgiram as maiores feras que já habitaram a Terra. Este período ficou conhecido como a Era Mesozóica. É neste tempo distante que começa a história dos Dinossauros.

Até hoje, é possível encontrar vestígios desses enormes répteis espalhados pelo mundo todo. A tradução literal da palavra dinossauro, originária do grego e do latim, seria “lagartos terríveis”. Uma definição mais do que apropriada para criaturas temíveis como o famoso Tiranossauro Rex. 

Mas você sabia que, dentre as espécies de dinos que existiram, havia também aquelas pequeninas? Como o eoraptor, por exemplo, que viveu há 231,4 milhões de anos, na Argentina. Da cabeça à ponta do rabo, ele tinha apenas 1 metro de comprimento. 

Se você é fã de carteirinha dos dinossauros, então aproveite este post para conhecer mais sobre sua história e descubra a possibilidade de viajar no tempo e conhecer de perto a realidade da era Mesozóica. 

Preparado para essa aventura? Então vamos lá!

Era Mesozóica – a Era dos Dinossauros

Antes de começarmos a falar sobre os dinossauros, primeiramente precisamos entender sobre a época em que eles viveram, certo? A Era Mesozóica, também chamada de Era dos Dinossauros, está dividida em três períodos: 

  • Período Triássico: teve início há cerca de 252 milhões de anos e marca o surgimento dos primeiros dinossauros na Terra;
  • Período Jurássico: estendeu-se entre 208 milhões e 146 milhões de anos atrás e foi quando começaram a aparecer novas espécies de dinos; também foi nessa época que a Pangeia, o continente originário, dividiu-se e iniciou a formação dos continentes como conhecemos hoje;
  • Período Cretáceo: teve sua duração de 146 milhões a 65 milhões de anos atrás, sendo o ápice do período dos dinossauros. Além disso, a fauna e a flora do planeta se desenvolveram ainda mais, apresentando maior diversidade de espécies.

Evolução dos Dinossauros 

Nosso planeta tem cerca de 4,54 bilhões de anos e, para entender melhor a história, os cientistas dividiram o tempo geológico em intervalos menores, como: éons, eras, períodos, épocas e idades. 

Acredita-se que os primeiros dinossauros podem ter se originado no hemisfério norte, possivelmente em uma área que agora faz parte do Reino Unido.

Muitos acreditam que todas as espécies viveram juntas no mesmo espaço-tempo, mas ao longo dos 160 milhões de anos em que estiveram aqui muitas espécies surgiram e muitas tornaram-se extintas. 

No fim do período Permiano, cerca de 245 a 286 milhões de anos atrás, mudanças climáticas, como o resfriamento da Terra, impactaram a vida no planeta. Grandes geleiras se formaram causando a queda do nível dos mares e uma seca severa nos lagos e rios. Em razão disso, quase 90% das espécies que aqui viviam se tornaram extintas.

Mesozoico

Durante a era Mesozoica, o nível dos oceanos voltou a subir, favorecendo o ressurgimento dos seres vivos. No período Triássico (de 208 a 245 milhões de anos atrás), surgem os primeiros dinossauros, que a princípio eram carnívoros e predadores. O Herrerasaurus, um dos mais antigos dinossauros que conhecemos, viveu há aproximadamente 200 milhões de anos. Tempo pra caramba, né?

Jurássico

No período Jurássico (de 144 a 208 milhões de anos atrás), damos de cara com um dos maiores dinossauros de todos os tempos: o Braquiossauro! Apesar do tamanho, eles eram inofensivos: sua alimentação era totalmente herbívora, ou seja, eles comiam apenas vegetais. 

Além disso, havia também espécies que se alimentavam de insetos e pequenos répteis, como os Compsognathus.

Cretáceo

No decorrer do período Cretáceo (de 66 a 144 milhões de anos atrás), pequenos dinossauros passaram a substituir os grandes herbívoros. Entretanto, isso não era motivo de tranquilidade: esta época também foi marcada pela existência de um dos maiores carnívoros que já existiu, o Tiranossauro Rex. 

Foi no final do período Cretáceo que houve a grande extinção dos seres vivos que habitavam a terra, inclusive os dinossauros. 

Dinossauro no período cretáceo

Melhores Filmes de Dinossauros

Mas nada de ficar triste! Enquanto não finalizamos a construção da nossa máquina para fazer uma viagem no tempo e ver esses bichões de pertinho, o cinema nos ajuda a imaginar como era o mundo quando os dinossauros existiam. 

Confira a lista de filmes que selecionamos para os apaixonados por história dos dinossauros

  • Jurassic Park: ficção científica (1993);
  • A Era do Gelo: todos os cinco filmes de aventura/comédia (2002, 2006, 2009, 2012, 2016);
  • O Bom Dinossauro: animação (2016).

Que Tal Passear pelo Vale dos Dinossauros em Foz do Iguaçu? 

Menina tocando no Tricerátopo do Vale dos Dinossauros em Foz do Iguaçu

Você sabia que já é possível encarar as grandes feras da pré-história em um parque dos Dinossauros incrível? O Vale dos Dinossauros de Foz do Iguaçu conta com mais de 30 réplicas em tamanho real das maiores feras que já habitaram o planeta. 

Dizem que eles não são de verdade, mas eles se movem e fazem sons exatamente como quando dominavam a Terra. Para descobrir se eles são reais ou não, só nos fazendo uma visita e olhando para os dinos de pertinho. Clique aqui para marcar um dia para vir nos visitar.

Tem coragem de encarar essa aventura? Conta pra gente nos comentários!

Imagens: Unsplash (Narciso Arellano); Pixabay; Dreams Park Show (Divulgação).

Facebook
Twitter
WhatsApp

Conteúdo relacionado