Quem visita Foz do Iguaçu sempre põe no roteiro uma ida ao Paraguai. As ótimas ofertas e a variedade de produtos que as lojas de Ciudad Del Leste oferecem atraem diversos turistas de todas as partes do Brasil, ainda mais nesse fim de semana, período da Black Friday no Paraguai, que promete trazer ofertas ainda melhores em diversos produtos.
Porém, essa reputação de bons produtos e ofertas traz consigo também uma má fama sobre possíveis golpes e fraudes que muitas pessoas já relataram durante suas compras. Para evitar esses transtornos, listamos aqui alguns cuidados que você deve tomar na hora de cruzar a Ponte da Amizade.
Pesquisar lojas, produtos, lojas e preços
Antes de ir para o Paraguai, é importante pesquisar as lojas, produtos e preços, para não cair em golpes e evitar transtornos. Nem sempre o preço baixo é uma vantagem, afinal, não adianta nada você comprar um produto muito mais barato em um local qualquer, sendo que depois ele pode não atender às suas necessidades.
Sempre desconfie de produtos que sejam extremamente mais baratos do que os praticados nas grandes lojas. É provável que ele tenha algum defeito ainda não perceptível aos seus olhos.
Um ótimo site para você se informar sobre a média de preços é o Compras Paraguai.
La Petisquera
Além do site, também recomendamos nossos parceiros da La Petisquera, uma das lojas mais tradicionais de Ciudad del Leste. Inclusive, a loja está com uma promoção incrível para quem visitar o Dreams Park Show.
O turista que visitar o Dreams Park Show terá desconto nas lojas físicas La Petisquera. E os clientes da La Petisquera terão desconto no Pacote de 5 Atrações no parque em Foz.
Para mais informações sobre a promoção clique aqui.
Documentação em dia
Embora o controle de imigração na Ponte da Amizade não seja rígido, é importante estar com a documentação em dia, isso inclui o seu RG (em bom estado de conservação) e sua carteira de vacinação atualizada.
Utilizar roupas confortáveis
Outro fator bem importante a considerar no seu passeio é o calor.
Por isso lembre-se de utilizar roupas confortáveis, passar bastante protetor solar e levar uma garrafa de água para suportar o calor.
Cuidado com bolsas, carteiras e dinheiro
Caso decida levar mochila ou bolsa, sempre as deixe próximo ao corpo e nunca as perca de vista, inclusive na hora em que for parar para comer.
Saiba sempre onde está sua carteira, uma dica é deixá-la no bolso da frente. Quanto ao dinheiro, saiba onde guardá-lo bem, o famoso “não ficar dando sopa” é fundamental.
Use guarda-volumes dos shoppings
Alguns shoppings no Paraguai têm guarda-volumes que ajudam você a não levar tanta coisa consigo enquanto precisa analisar e comprar os produtos, se for confiável você pode usá-los tranquilamente.
Cuidado com os “guias” informais
Durante o seu passeio por Ciudad Del Este, podem aparecer alguns “guias” pelo seu caminho, dispostos a te ajudar a encontrar o item que procura. Alguns deles tentam te direcionar para lojas específicas, para fazer você comprar de lá de qualquer forma, já que muito provavelmente foram contratados para isso, podendo ainda cobrar pelo “serviço” de ter te guiado até ali.
Já outros, tentam atrair turistas para áreas mais afastadas do centro urbano, o que pode gerar um risco muito grande.
Portanto, o melhor a se fazer é se livrar desses guias, ignorando ou caso eles insistam deixando claro que não quer a sua ajuda e seguindo seu caminho.
Com esses cuidados, você perceberá que comprar no Paraguai não é um bicho de sete cabeças e que pode ser uma ótima experiência. Por fim, nossa última dica é: aproveite a Black Friday paraguaia e faça ótimas compras!
Foto de capa: Meu Guia Turístico