A Torre de Pisa vai entortar até cair?

postado por

A Torre de Pisa ou Sineira é um dos monumentos mais emblemáticos da Itália. Ela está localizada na Piazza dei Miracoli, ou Praça dos Milagres, na cidade de Pisa, uma comuna toscana com 85.379 habitantes.

Tem quase 56 metros de altura e quem quiser chegar até o topo para ver toda a praça, que também conta com A Catedral (Duomo) e o Baptistério, precisa subir nada menos que 296 degraus.

Atualmente, está com 3,99 graus de inclinação. Ou seja, o topo da torre está a uma distância de 3,9 m de onde estaria se estivesse perfeitamente na vertical. Mas já esteve mais inclinada: 5,5 centímetros.

Há alguns anos passou por um processo de engenharia para reestruturação e reduzir a inclinação.

A Torre foi construída na Idade Média, mais precisamente em 1.174 no estilo românica para abrigar o sino da igreja. Toda de mármore branco e com um peso total de 14,5 mil quilos, ao longo do tempo, devido a problemas estruturais e ao solo argiloso de Pisa, foi ficando inclinada.

Mas é seu jeitinho meio torto que dá a ela um charme especial e atrai milhares de pessoas de várias partes do mundo que visitam o campanário para conhecer o monumento e fazer fotos.

Tem aquelas tradicionais, como beijar a Torre, segurar, fazer parzinho com ela e até usá-la como casquinha de sorvete.

No Maravilhas do Mundo você pode fazer essas fotos.

Maravilhas do Mundo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Conteúdo relacionado