Foz do Iguaçu é um dos destinos mais visitados do Brasil. As belas Cataratas do Iguaçu e as compras pela fronteira atraem visitantes de todo o mundo! Mas é claro, esses são apenas alguns dos atrativos que existem por aqui. 

Com tantas opções de passeios, você deve estar se perguntando qual é a melhor época para visitar Foz do Iguaçu. Para escolher a data ideal de sua viagem, é importante levar em consideração as características do clima da região. 

Saiba que sua viagem para Foz do Iguaçu pode acontecer em qualquer estação do ano, mas existem algumas diferenças de temperatura e ambiente em cada época. 

Entender como funciona o clima de Foz do Iguaçu é fundamental para que você consiga alinhar as expectativas para seus passeios com o cenário das paisagens que encontrará por aqui.

Pensando em te ajudar a definir a melhor data para sua viagem, nós, do Dreams Park Show, preparamos este post com algumas informações importantes para sua visita e dicas do que fazer em cada estação. Confira!

Melhor Época para Visitar Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu: verão é a melhor época para visitar Foz do Iguaçu

As estações do ano em Foz do Iguaçu são bem definidas, com chuvas distribuídas ao longo do ano. 

A época mais seca ocorre durante o inverno – o que diminui bastante a vazão de água das Cataratas do Iguaçu, bem como diminui a chance de ver o Vertedouro da Usina de Itaipu com as calhas abertas. 

Contudo, essa pode ser uma ótima oportunidade para conhecer outros pontos turísticos da cidade. 

Confira a seguir como é o clima em Foz do Iguaçu e as melhores opções do que fazer em cada estação!

Primavera e Verão em Foz do Iguaçu

Os meses de setembro a março costumam ser chuvosos por aqui e com muito calor. Durante esse período, os termômetros passam facilmente dos 35 ºC! 

Não só com chuvas que chegam até 200 mm por mês, mas também as Cataratas do Iguaçu ficam cheias e há grandes chances de encontrar o vertedouro da Itaipu aberto. É a chance perfeita para conferir a majestosidade das águas em Foz do Iguaçu, além de garantir fotos incríveis.  

Também é durante a primavera que os ipês amarelos e roxos, árvores que colorem as ruas de Foz do Iguaçu, têm sua florada, deixando o visual da cidade ainda mais bonito. 

O que fazer em Foz do Iguaçu na Primavera e no Verão? 

Por ser uma cidade quente, a grande maioria das pessoas opta por passeios refrescantes ao ar livre. Além das Cataratas do Iguaçu e da Usina de Itaipu, Foz do Iguaçu oferece opções de atividades desde uma aventura nas águas do rio Iguaçu à um happy hour no bar de gelo.

O Macuco Safari é o passeio ideal para quem procura por aventura e um banho de cachoeiras. O passeio é realizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu e faz um percurso de selva, trilha e em seguida a emoção de um passeio de barco até as quedas das Cataratas do Iguaçu. É surreal!

Já o passeio pelo Dreams Ice Bar – ou Bar de Gelo – é a alegria garantida para quem deseja amenizar o calorão de Foz. Lá dentro, os termômetros chegam a marcar 15 graus negativos. Uma ótima opção fugir das altas temperaturas, né?

Mulheres sorridentes soprando neve no Bar de Gelo em Foz do Iguaçu.

Quer saber mais sobre o Dreams Ice Bar e os outros seis atrativos do Complexo Dreams Park Show? Acesse nosso site agora mesmo e garanta seu ingresso em nossa loja virtual

Outono e Inverno em Foz do Iguaçu

Neste período, a temperatura em Foz se estabiliza e as chuvas têm uma pausa. Os dias são mais frescos e os termômetros costumam ficar entre os 10 ºC e os 28 ºC, podendo variar. Por isso, lembre-se de colocar na mala tanto as roupinhas de frio, quanto as de calor! 

Uma grande vantagem de visitar Foz do Iguaçu durante esta época é que é nesses meses que ocorre a baixa temporada. Em tempos de pandemia de COVID-19, a melhor maneira de viajar com segurança é evitando as aglomerações e visitando locais com menor fluxo de pessoas. 

Seu bem-estar deve vir sempre em primeiro lugar!

O que fazer em Foz do Iguaçu no Outono e Inverno?

Com a seca, a vazão das águas dos rios que banham a cidade diminui consideravelmente, mas nem por isso os passeios ao ar livre deixam de ser uma boa alternativa. 

Na verdade, devido às temperaturas mais amenas, este pode ser um ótimo período para aproveitar a natureza com mais conforto.

Uma boa dica de passeio é o Parque das Aves, o maior viveiro de aves da América Latina, que conta com mais de 1.300 pássaros de diversas espécies. O passeio é feito por trilhas em meio à Mata Atlântica e dividido por sessões de habitat. 

Se o dia estiver muito frio e você preferir um passeio indoor, o Dreamland Museu de Cera é o lugar certo para viver momentos mágicos e liberar a imaginação. Com mais de 100 estátuas de cera super realistas, a atração faz parte do complexo Dreams Park Show e pode ser visitada durante todos os dias do ano, das 9h às 22h.  

Seja qual for a estação que você escolher para fazer sua viagem para Foz do Iguaçu, saiba que a cidade te aguarda de braços abertos! 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o clima de Foz, conta pra gente nos comentários: qual é a melhor época para viajar e por quê? Estamos curiosos para saber sua opinião!

Imagens: Element Envato; Pexels (Luis Polleti); Dreams Park Show/Divulgação.